Aprenda a usar a ClipEscola

7. Perguntas frequentes sobre Acesso de Alunos

Como habilitar o acesso de alunos na ClipEscola?

É muito simples! Basta acessar Configurações > Categorias e, para cada categoria que você quer permitir o acesso de alunos, clique no ícone de lápis e altere o campo de alunos para Tipo Inclusão Alunos Automático.

O que é necessário para que os alunos possam instalar o aplicativo no celular?

Além do acesso de alunos estar habilitado, conforme item 1, também é necessário que o aluno tenha um número de celular único em seu cadastro. Ou seja, o celular dele não pode ser o mesmo do seu responsável ou de qualquer outro usuário da plataforma. Uma dica: cadastre também o e-mail do aluno, enquanto ele não tiver o aplicativo instalado no celular receberá tudo por e-mail.

Como faço para atualizar ou inserir celular e e-mail no cadastro de um aluno?

Há dois contextos para esta situação, veja em qual a sua escola se encaixa:

Se a sua escola não utiliza um sistema de gestão integrado à ClipEscola, você deve realizar a atualização manualmente dentro da própria plataforma. 

  1. Acesse Configurações > Alunos 
  2. Busque pelo nome do aluno e clique em Editar
  3. Insira o número de celular e o endereço de e-mail nos campos correspondentes
  4. Clique em Salvar

Se a sua escola utiliza um sistema de gestão integrado à ClipEscola, insira os dados do aluno no seu sistema e essas informações irão sincronizar com a ClipEscola*. Preencheu o campo de celular e a informação não apareceu na ClipEscola? Entre em contato conosco por meio da Central de Ajuda e a nossa equipe ajustará a integração para que este campo seja incluído nas sincronizações**.

*As sincronizações de cadastros ocorrem ao meio-dia e à meia noite. Por isso, as alterações não atualizam imediatamente na ClipEscola, mas sempre num período de no máximo 12 horas.

**Em casos específicos, a nossa equipe pode precisar do auxílio do seu sistema de gestão para realizar estes ajustes. Você será informado 😉

Há algum custo adicional para habilitar o acesso de alunos?

Não, o custo é por quantidade de alunos ativos, independente se somente o aluno, somente os responsáveis ou ambos tenham acesso à ClipEscola.

 

O aluno pode acessar a ClipEscola pelo computador?

Sim, o aluno pode ter acesso a algumas mídias pelo computador. Basta que siga os passos desse tutorial de 2 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=6n5LJzZaKVc

 

De que forma o aluno pode enviar um recado para a escola?

Para isso, é necessário que alguma categoria da Agenda de Recados esteja habilitada para alunos. Siga o passo a passo do item 1.

 

Uma dica também é que os alunos tenham categorias exclusivas na Agenda de Recados e as demais fiquem restritas somente aos responsáveis.

Exemplo:

Financeiro: somente os pais podem visualizar e enviar recado nesta categoria

Entrega de trabalhos: somente alunos podem visualizar e enviar recado nesta categoria 

 

Você pode realizar essa parametrização em Configurações > Categorias.

De que forma o aluno pode enviar recado para um professor específico?

Neste caso, é necessário que você solicite aos nossos Especialistas, na Central de Ajuda, que criem uma categoria para cada professor e/ou disciplina. Para ficar bem organizado, sugerimos que envie a listagem neste padrão: “Professor – Disciplina”. Exemplo: Profº João – Matemática

 

Após ter as categorias criadas, acesse Configurações > Categorias e realize os ajustes necessários, configurando as turmas para as quais a categoria deve ser exibida e quem terá acesso a responder cada uma delas.

 

Exemplo: se o professor João ministra aulas de Matemática para as turmas do 8º e 9º anos, então somente essas turmas devem visualizar a categoria Profº João – Matemática e, além disso, somente o próprio professor João e a coordenadora do Fundamental II poderão visualizar e responder os recados dessa agenda.

 

Posso enviar um conteúdo somente para alunos, sem notificar os responsáveis? E vice-versa?

Sim, a partir do momento em que o acesso de alunos é habilitado, toda vez que você criar uma nova postagem na ClipEscola, será exibida a opção de enviar somente para alunos, somente para responsáveis ou para ambos.

 

A parametrização de acessos em Configuração > Categorias prevalece sobre a opção selecionada na hora do envio. Exemplo: se a categoria Financeiro está parametrizada para ser exibida somente para Responsáveis na tela de Categorias, então mesmo que você selecione os alunos na hora do envio, eles não receberão a mensagem.

 

Cuidado! Se você marcar somente “Alunos”, é importante garantir que todos eles tenham acesso a ClipEscola. 

 

Posso desabilitar o acesso de alunos quando as aulas presenciais voltarem?

 Sim, você pode desabilitar a qualquer momento, alterar o acesso de alunos para Tipo Inclusão Alunos Nunca em Configurações > Categorias.