-
Como lidar com atendimentos Críticos
- Aula 1 – Introdução
- Aula 2 – Entendendo as necessidades dos clientes
- Aula 3 – Como entender nossos instintos naturais
- Aula 4 – Como ouvir com empatia
- Aula 5 – Como ajudar os nossos clientes a estarem certos
- Aula 6 – Reconhecer e Reorientar
- AULA 7 Como realizar uma análise pós-ação
- Aula 8 – Como encontrar espaço para melhorias
- Extra: MindMap com resumo das técnicas
- Extra: Apresentação – Introdução: Como lidar com atendimentos críticos
- Extra: Artigo -Como repassar reclamações internamente
- Extra: Artigo – Como evitar surpresas desagradáveis
-
[Sobre Templates] material em produção
Extra: Artigo -Como repassar reclamações internamente
Quando um cliente tem uma reclamação, geralmente vem até nós. Podemos resolver muitas, mas nem todas. Nessas situações, cabe repassar a reclamação do cliente e garantir que chegue a alguém que possa fazer algo a respeito. O primeiro passo é compartilhar a reclamação do cliente. Nem sempre é fácil parar pra analisar que a escola está fazendo uma reclamação que poderia ser usada para melhorar o atendimento. Podemos incoscientemente acham que a reclamação não será tratada adequadamente, que é uma perda de tempo compartilhar. Mas, Se não fizermos algo, ficaremos ouvindo a mesma reclamação cliente após cliente. Eis alguns passos para repassar as reclamações e melhorar as coisas.
Primeiro, busque feedbacks. Podemos ficar no “piloto automático” quando ouvimos as mesmas reclamações dia após dia.Precisamos dar um passo atrás e reconhecer o padrão.
Encontrar a origem certa. Ou seja, encontrar a área correta para resolver o problema. Em alguns casos, pode ser a liderança, outro setor..ou mesmo um colega mais experiente
. Terceiro passo. Implemente uma solução. Às vezes, você pode implementar a solução por conta própria. Outras vezes, pode ser preciso obter a aprovação de alguém. Faça pesquisas, levante argumentos e evidências. Tudo isso irá facilitar a nossa argumentação e a aprovação de um novo processo, por exemplo.
Alguns problemas exigem muito esforço para serem resolvidos. É preciso identificar a reclamação e compartilhá-la com a pessoa certa. A recompensa geralmente vale a pena. Seus clientes terão menos problemas, e você terá menos reclamações. E poderá se orgulhar de saber que ajudou a melhorar alguma coisa.